| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

ABANOP TIMES NEWS
Desde: 25/08/2019      Publicadas: 31      Atualização: 16/01/2020

Capa |  ACONTECE AGORA  |  ARTESANATO  |  CULTURA E ARTES  |  DEFESA DO INDIO  |  EDUCACAO  |  ESPORTES  |  EVENTOS  |  HORTA COMUM  |  INFORMATICA  |  OFICINA COSTURA  |  POLITICA  |  QUEM SOMOS  |  RELIGIAO


 OFICINA COSTURA

  14/01/2020
  0 comentário(s)


INSTITUTO ABANOP: OFICINA DE COSTURA, SUSTENTABILIDADE GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES EM AREA DE RISCO SOCIAL EM PERUIBE.

Dentro do escopo do projeto de Corte e Costura, estamos captando recursos para que possamos, capacitar os nossos educandos para confeccionar de fraldas geriátricas, para pessoas adultas carentes, tudo gratuito.

INSTITUTO ABANOP: OFICINA DE COSTURA, SUSTENTABILIDADE GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES EM AREA DE RISCO SOCIAL EM PERUIBE.

Instituto Abanop de Solidariedade e Desenvolvimento Social, Econômico e Humano Oficina de Corte e Costura e Economia Solidária

Mostra Local de: Peruíbe - SP

Categoria do projeto: I – Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente)

Oficina de Corte e Costura para geração de renda

Nome da Instituição/Empresa:

Instituto Abanop de Solidariedade e Desenvolvimento Social, Econômico e Humano Oficina de Corte e Costura e Economia Solidária

Cidade: Peruíbe-SP

Contato: (13) 99680-4212

E-mail:

Autor:  Jornalista José Carlos Pereira

Equipe: Ciléia Oliveira -  Paulo Cesar Mendonça

Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto:

ODM 2 - Educação

Educação básica de qualidade para todos

ODM 7 - Qualidade de Vida

Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente,

ODM 8 – Trabalho pelo Desenvolvimento

Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

RESUMO

Profissionalizar famílias carentes através de oficinas de corte e costura para trabalharem em casa ou na área de confecção, ajuda na renda familiar, melhorando as condições e qualidade de vida dessas famílias e dignificando-as. Informando também através de palestras sobre a economia solidária, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Palavras-chave: Integração, voluntariado, desenvolvimento, economia e meio ambiente.

INTRODUÇÃO

O Projeto foi idealizado e formatado no ano de 2010 na então Associação Abanop – hoje uma OSCIP – Organização Social de Interesse Público – com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal em Peruíbe – SP.

Tem como objetivo principal, atender as famílias carentes da comunidade, capacitando-as e profissionalizando-as, oferecendo oficinas de corte e costura voltado tanto para produção industrial quanto para a produção doméstica.

Dentro do escopo do projeto de Corte e Costura, estamos captando recursos para que possamos, capacitar os nossos educandos para confeccionar de fraldas geriátricas, para pessoas adultas carentes, tudo gratuito.

O material é sempre de doação, as despesas com energia é por conta da paróquia da instituição...

  1. JUSTIFICATIVA:

Através da oficina de corte e costura, pessoas poderão ser preparadas para suprir a carência do mercado, permitindo melhorar a renda, as condições de vida e dignidade das famílias que serão atendidas. No total, são 70 famílias beneficiadas.

  1. OBJETIVO GERAL

Qualificar profissionalmente pessoas para a área de confecção que poderão obter rendimentos financeiros e melhorar a qualidade de vida.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Formar profissionais para a área de confecção.

- Aumentar a renda das famílias carentes.

- Construir conhecimentos relacionados com a economia doméstica.

- Entender o que é economia solidária e como praticá-la.

  1. METODOLOGIA

Fornecem o local para a capacitação, as máquinas, materiais.

Conseguem voluntários da própria comunidade que ministram a oficina.

  1. MONITORAMENTO DOS RESULTADOS

Aumento de pessoas que participam do projeto, através da lista de presença conseguem controlar os resultados. Contato com as pessoas que já trabalham em casa conseguindo uma renda para a família.

  1. VOLUNTÁRIOS

10 Voluntários.

  1. CRONOGRAMA

O Abanop, possui um fundo para projetos sociais, sendo assim, que vai constituindo conforme a demanda de entradas e saídas de doações, por meio de captação de doações de material e de ordem financeira.

Recebeu 15 maquinas de costura, reta e de overloque, construiu toda a estrutura física do lugar, e grande quantidade de outros materiais. Nas festa de final de ano, atende 2.500 famílias, fornecendo cesta básica de 40 quilos.

Sendo iniciado no ano de 2010.

Os voluntários que ministram a oficina se dispuseram a trabalhar em prol do projeto e foi então divulgado na comunidade.

Hoje o projeto conta com 4 turmas de mulheres que se encontram 1 vez na semana para fazer a oficina, no setor Leka Comunidades.

  1. RESULTADOS ALCANÇADOS

Muitas mulheres já conseguem trabalhar em casa, aumentando ou conseguindo uma

Renda familiar. No global, são 2.500 famílias atendidas, tanto direta e ou indiretamente.

É um processo demorado, porém com resultados significativos.

  1. ORÇAMENTO

Os custos de espaço físico, energia são custeados pelo Instituto Abanop. A comunidade como um todo, doa as matérias primas necessárias, e meios pelos quais a manutenção necessária dos equipamentos em geral. As roupas em boas condições recebidas por meio de doações, são lavadas, passadas e reformadas, promovem-se bazares, mas a maioria e doada na periferia,  para as famílias em áreas de risco social.

A própria comunidade doa linhas e ajuda na manutenção das máquinas.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Instituto Abanop, em sua linha de ação, adotou a Agenda 2030 – ODS – do Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas, em sua métrica de trabalho:

O grande mérito dos ODM é integrar os compromissos assumidos pelos governos numa agenda mundial de desenvolvimento, definindo metas claras, prazos nos quais devem ser cumpridas, e indicadores do progresso alcançado por cada região, país e comunidade. Os ODM visam o desenvolvimento humano e nos dão a chance de construir um mundo melhor e mais justo.

Mérito dos ODM Apresentam um bom roteiro para conhecer, discutir e agir sobre a realidade social dos municípios, dão um sentido de finalidade e direção comuns e permitem melhor articulação dos diferentes atores do desenvolvimento. Pressupõem a Democracia Participativa, conforme Declaração do Milênio (pg 02): “Os homens e as mulheres têm o direito de viver a sua vida e de criar os seus filhos com dignidade, sem fome e sem medo da violência, da opressão e da injustiça. A melhor forma de garantir esses direitos é através de governos de democracia participativa baseados na vontade popular”.

Nos últimos anos, foram criados e desenvolvidos diversos mecanismos que visam a participação dos cidadãos nos assuntos da política e na elaboração e das políticas públicas. Alguns exemplos de grande expressão: 1.Fortalecimento e criação de conselhos; 2.Realização de conferências nacionais, estaduais, regionais, municipais e conferências livres; 3.Realização de fóruns de discussão; 4.Realização de mesas de diálogo; 5.Fortalecimento de Parcerias

 

DA REDAÇÃO DO ABANOP TIME NEWS

 ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO ABANOP

RESPONSABILIDADE TÉCNICA DO JORNAISTA JOSE CARLOS PEREIRA

MTB 0067.600 SP

“Fora da Educação para a paz, não há como mudarmos o mundo” by jornalista jc pereira






Capa |  ACONTECE AGORA  |  ARTESANATO  |  CULTURA E ARTES  |  DEFESA DO INDIO  |  EDUCACAO  |  ESPORTES  |  EVENTOS  |  HORTA COMUM  |  INFORMATICA  |  OFICINA COSTURA  |  POLITICA  |  QUEM SOMOS  |  RELIGIAO
Busca em

  
31 Notícias